Obras incluem um novo Centro de Convenções e um novo Mercado de Peixes.
Orla de Santos, na Ponta da Praia, terá mais rampas e novo mirante — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
O bairro Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo, passará por um amplo processo de modernização. Os investimentos incluem a construção do Centro de Atividades Turísticas (CAT), que terá um novo Centro de Convenções. Haverá a construção de um novo Mercado de Peixes e as reformas do Deck do Pescador e da Ponte Edgard Perdigão. As obras também contemplam a construção de um novo mirante em frente ao mar, rampas náuticas e de mudanças viárias para facilitar o fluxo de carros e pedestres. A previsão é que as obras da ‘Nova Ponta da Praia’ sejam finalizadas em 2020.
As obras vão custar cerca de R$ 40 milhões e fazem parte de um projeto antigo da Prefeitura de Santos. Segundo a administração municipal, todo o valor será pago pelo grupo Mendes. O término de compromisso já foi assinado pelo Grupo Mendes e atende a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, que entrou em vigor em julho de 2017.
O trecho 1 das obras contempla a instalação de bags submersos e o engordamento da faixa de areia, ações que já estão em andamento. Na orla da praia, no trecho em frente ao Aquário Municipal, haverá uma redistribuição das vagas de estacionamento com a criação de áreas para arborização e convívio, possibilitando uma área de lazer entre o Deck do Pescador e a Ponte Edgar Perdigão.
Projeto de reforma e construção das rampas na orla da Ponta da Praia, em Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
A fase 2 e 3 das obras são referentes as rampas de acesso e as estruturas na orla da praia. Algumas rampas serão reformadas, outras requalificadas e duas serão construídas (Veja foto acima).
O Deck do Pescador, atingido durante as ressacas de 2016, já se encontra em reconstrução para suportar os fenômenos naturais. Segundo a Prefeitura de Santos, o Deck deve ser ampliado com nova rampa para oferecer mais proteção e conforto aos usuários.
A Ponte Edgar Perdigão também passará por reforma. O projeto foi feito pela Prodesan e visa atender os usuários da travessia do canal do Porto, por meio de readequações e a implantação de novos acessos laterais.
O trecho 4 das obras contempla a ampliação da Praça Almirante Gago Coutinho para melhor acomodação e distribuição dos veículos. As obras neste trecho abrangem a reorganização da fila da balsa na avenida Almirante Saldanha da Gama com o novo bolsão para os veículos com prioridade e hora marcada, além da saída da travessia de balsas com opções para a avenida Almirante Saldanha da Gama e a Praça Gago Coutinho.
O trecho 4 das obras também contará com a criação de bolsão para acomodação dos ônibus e a área para a implantação da futura linha do VLT na Praça Gago Coutinho, proporcionando a integração de diferentes modais.
Projeto referente a nova organização do bairro Ponta da Praia, em Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
A fase 3 do VLT irá contemplar o trecho da avenida Conselheiro Nébias até a Ponta da Praia. O traçado projetado terá a adoção de um binário a partir da Praça do Rebouças, permitindo uma abrangência de atendimento para todo o bairro, além de uma integração intermodal na Praça Almirante Gago Coutinho. O projeto funcional para esse trecho está em andamento. A fase 4 do VLT contemplará o trecho da Conselheiro Nébias até a orla, no canal 4, e o projeto está em estudo.
O Mercado de Peixe ficará situado nas proximidades do atual e será totalmente modernizado e climatizado. O equipamento terá uma área total de 1.700 m² com 20 boxes para comercialização de pescados, 2 boxes para comercialização de produtos específicos como temperos e artigos, bar, câmara fria dos boxes, estacionamento para 40 vagas e espaço refrigerado para triagem, gelo e lixo.
Centro de Atividades Turísticas (CAT) terá integração entre os modais, em Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
O Centro de Atividades Turísticas (CAT) será um novo espaço para dar suporte às manifestações relacionadas aos diversos setores do turismo. O Centro de Atividades Turísticas terá uma área de 29 mil m² somente para o Centro de Convenções que será chamado de Santos Convention Center. Ele contará com um heliponto na cobertura, 400 vagas cobertas para veículos, um pavilhão de feiras e exposição climatizado e uma praça com espelho d’água e fonte com eleitos luminosos.
Por conta das obras, das 257 árvores que existem no bairro, 174 serão transplantadas paras outros locais e 362 novas árvores serão plantadas na Ponta da Praia. A previsão da prefeitura é que a região passe a contar com 450 árvores.
Novo Mercado de Peixe será construído na Ponta da Praia, em Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Fonte: Por G1 Santos –